SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Mariana Coelho and her feminist genesis: from the domain of the alphabet and writing to the craft of readingFrom machinations to stratagems: the representation of the Jesuit action from the perception of the Portuguese decadence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BUECKE, Jane Elisa Otomar  and  ARAUJO, Sônia Maria da Silva. Mendonça Furtado e o projeto educativo no Norte da América portuguesa na era da ilustração. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e236.  Epub Sep 01, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e236.

O artigo trata da concepção de educação presente nas cartas do governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão Francisco Xavier de Mendonça Furtado (1751-1759). Essas cartas foram rastreadas e cotejadas de modo a identificar a materialização da concepção de educação do governador. Constatou-se que, a despeito da pouca visibilidade dada a esta personagem, Mendonça Furtado estava alinhado ao novo projeto educativo para a colônia portuguesa, não se deixando conduzir pelas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais que encontrou quando da sua chegada. Sua determinação e obstinação em levar a cabo o projeto estatal português de formação e educação de grupos humanos na Amazônia provocaram uma experiência trágica materializada em confrontos, fugas e rebeliões.

Keywords : Estado do Grão-Pará e Maranhão; educação; Mendonça Furtado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )