SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Mendonça Furtado and the formation of vassalage to the North of Portuguese America in the era of illustrationThe authoritarian New School proposed in the early days of the Estado Novo in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CARDOSO, Rafael de Paula  and  AGUIAR, Thiago Borges de. Das maquinações aos estratagemas: a representação da ação jesuítica a partir da percepção da decadência portuguesa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e237.  Epub Oct 07, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e237.

Neste texto, analisamos a representação da ação jesuítica em Portugal a partir do conceito de decadência na obra Compêndio histórico da Universidade de Coimbra, de 1771. A literatura antijesuítica construída pelo ministério pombalino descreve o período jesuítico como uma época de ‘trevas’. Além do debate entre antigos e modernos, a percepção de decadência do Reino, recorrente nos escritos dos letrados portugueses, reforçou a responsabilidade dos inacianos por esse cenário. São vistos como o inimigo interno que conspira e maquina contra o corpo social e, por meio de seus Estatutos, causaram a decadência da Universidade de Coimbra. A análise busca aprofundar a compreensão da retórica antijesuítica do ministério pombalino e compreender as mudanças dos paradigmas modernos de educação no contexto lusitano.

Keywords : antijesuitismo; jesuítas; reformas pombalinas; Universidade de Coimbra.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )