SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Mendonça Furtado e o projeto educativo no Norte da América portuguesa na era da ilustraçãoA Escola Nova autoritária proposta nos primórdios do Estado Novo em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CARDOSO, Rafael de Paula  e  AGUIAR, Thiago Borges de. Das maquinações aos estratagemas: a representação da ação jesuítica a partir da percepção da decadência portuguesa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e237.  Epub 07-Out-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e237.

Neste texto, analisamos a representação da ação jesuítica em Portugal a partir do conceito de decadência na obra Compêndio histórico da Universidade de Coimbra, de 1771. A literatura antijesuítica construída pelo ministério pombalino descreve o período jesuítico como uma época de ‘trevas’. Além do debate entre antigos e modernos, a percepção de decadência do Reino, recorrente nos escritos dos letrados portugueses, reforçou a responsabilidade dos inacianos por esse cenário. São vistos como o inimigo interno que conspira e maquina contra o corpo social e, por meio de seus Estatutos, causaram a decadência da Universidade de Coimbra. A análise busca aprofundar a compreensão da retórica antijesuítica do ministério pombalino e compreender as mudanças dos paradigmas modernos de educação no contexto lusitano.

Palavras-chave : antijesuitismo; jesuítas; reformas pombalinas; Universidade de Coimbra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )