SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22De las maquinaciones a las estratagemas: la representación de la acción jesuita a partir de la percepción de la decadencia portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

CELESTE FILHO, Macioniro. A Escola Nova autoritária proposta nos primórdios do Estado Novo em Portugal. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e238.  Epub 01-Oct-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e238.

Em 1934, no começo do Estado Novo em Portugal, foi proposta a implantação da Escola Nova nas escolas portuguesas. A concepção dessa Escola Nova foi então instrumentalizada para se adaptar a um regime autoritário, em processo de consolidação nesse país. Concebia-se, então, uma Escola Nova autoritária. É propósito deste artigo apresentar contextualizadamente a campanha pela Escola Nova divulgada pelo jornal Diário da Manhã, órgão do regime salazarista. A metodologia utilizada foi a de pesquisa e análise documental, tendo como fonte privilegiada os editoriais sobre o tema publicados no Diário da Manhã. É objetivo deste trabalho compreender e elucidar os processos de ressignificação autoritária que as ideias da Escola Nova tiveram no início do Estado Novo em Portugal.

Palabras clave : história da educação; educação e autoritarismo; Escola Nova em Portugal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )