SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Das maquinações aos estratagemas: a representação da ação jesuítica a partir da percepção da decadência portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CELESTE FILHO, Macioniro. A Escola Nova autoritária proposta nos primórdios do Estado Novo em Portugal. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e238.  Epub 01-Out-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e238.

Em 1934, no começo do Estado Novo em Portugal, foi proposta a implantação da Escola Nova nas escolas portuguesas. A concepção dessa Escola Nova foi então instrumentalizada para se adaptar a um regime autoritário, em processo de consolidação nesse país. Concebia-se, então, uma Escola Nova autoritária. É propósito deste artigo apresentar contextualizadamente a campanha pela Escola Nova divulgada pelo jornal Diário da Manhã, órgão do regime salazarista. A metodologia utilizada foi a de pesquisa e análise documental, tendo como fonte privilegiada os editoriais sobre o tema publicados no Diário da Manhã. É objetivo deste trabalho compreender e elucidar os processos de ressignificação autoritária que as ideias da Escola Nova tiveram no início do Estado Novo em Portugal.

Palavras-chave : história da educação; educação e autoritarismo; Escola Nova em Portugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )