SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22‘Minas Gerais é muitas’: negros e brancos nas escolas do Sul de Minas, no século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PERES, Eliane. Ler, escrever e contar entre mulheres escravizadas: uma história a ser escrita. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e208.  Epub 01-Maio-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e208.

O objetivo principal deste artigo é identificar o domínio da leitura e da escrita entre mulheres escravizadas e analisar as circunstâncias desse aprendizado. Discute-se, primeiro, se havia ou não escolas para pessoas escravizadas; em seguida, expõem-se aspectos da formação das escravizadas, especialmente no que tange às habilidades domésticas; por fim, apresentam-se dados que revelam que o espaço da casa, seja dos senhores, seja de mulheres brancas, pobres ou em melhores condições sociais, pretas e pardas, forras ou livres, e algumas aulas e colégios privados femininos foram os lugares possíveis do aprendizado da leitura e da escrita para as escravizadas. Todos os dados da pesquisa foram coletados em jornais disponíveis na Hemeroteca Virtual da Biblioteca Nacional.

Palavras-chave : leitura; escrita; escravidão; instrução.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )