SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Reading, writing and countingamong enslaved women: a history to be written“My estimated creditors”: black and brown people in public and private instruction at the end of the 19th century and beginning of the 20th century in Cuiabá - MT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

FONSECA, Marcus Vinícius  and  BATISTA, Vanessa Souza. ‘Minas Gerais é muitas’: negros e brancos nas escolas do Sul de Minas, no século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e209.  Epub July 01, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e209.

Neste artigo elaboramos um perfil do público das escolas de instrução elementar da região tradicionalmente conhecida como Sul de Minas. Utilizamos como material de análise uma documentação censitária relativa à província de Minas Gerais, dos anos de 1830. Esse material permitiu estabelecer características como o perfil racial e socioeconômico dos alunos e aspectos relativos a seus grupos familiares. Elaboramos também uma comparação do público das escolas da região sul com o da região central de Minas. Isso tornou evidente a singularidade da população que acessava as escolas da região e a importância de se levar em consideração a diversidade regional nas análises sobre a história da educação em Minas Gerais, no século XIX.

Keywords : Sul de Minas; século XIX; relações raciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )