SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Ler, escrever e contar entre mulheres escravizadas: uma história a ser escrita“Credores de minha estima”: pretos e pardos na instrução pública e privada, no final do século XIX e início do século XX, em Cuiabá - MT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FONSECA, Marcus Vinícius  e  BATISTA, Vanessa Souza. ‘Minas Gerais é muitas’: negros e brancos nas escolas do Sul de Minas, no século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e209.  Epub 01-Jul-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e209.

Neste artigo elaboramos um perfil do público das escolas de instrução elementar da região tradicionalmente conhecida como Sul de Minas. Utilizamos como material de análise uma documentação censitária relativa à província de Minas Gerais, dos anos de 1830. Esse material permitiu estabelecer características como o perfil racial e socioeconômico dos alunos e aspectos relativos a seus grupos familiares. Elaboramos também uma comparação do público das escolas da região sul com o da região central de Minas. Isso tornou evidente a singularidade da população que acessava as escolas da região e a importância de se levar em consideração a diversidade regional nas análises sobre a história da educação em Minas Gerais, no século XIX.

Palavras-chave : Sul de Minas; século XIX; relações raciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )