SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22‘Minas Gerais é muitas’: blacks and whites in schools in the south of Minas, in the 19th centuryErudition and racism in the upward trajectory of a black family in Maranhão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

DUTRA, Paulo Sérgio. “Credores de minha estima”: pretos e pardos na instrução pública e privada, no final do século XIX e início do século XX, em Cuiabá - MT. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e210.  Epub July 01, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e210.

Este artigo versa sobre a presença de pretos e pardos na instrução pública e privada, em Cuiabá - Mato Grosso, entre 1857 e 1911. Para a construção deste estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, além de fontes primárias, como jornais da época, Recenseamento, Relatórios de Presidentes de Província e de Diretores de Instrução Pública. Os objetivos são apresentar, identificar e ampliar o contingente de pretos e pardos atuantes no segmento da instrução educacional nos Oitocentos em Cuiabá. Nesse aspecto, o estudo revelou uma presença significativa de negros como alunos/professores em escolas públicas e privadas em Cuiabá, identificados a partir do nome. Mostrou, ainda, a ampliação do número de professores negros e de professoras negras nesses espaços, bem como a participação de homens negros para além daqueles que deixaram suas contribuições no século XIX, na linha de frente da gestão pública. O estudo também revelou a participação ativa de mulheres negras nas escolas de Primeiras Letras públicas e privadas, no jornalismo e na direção de grêmios.

Keywords : raça/cor; sabe ler e frequenta a escola; professores/professoras negros/as; 1857 e 1911.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )