SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22‘Minas Gerais é muitas’: negros e brancos nas escolas do Sul de Minas, no século XIXErudição e racismo na trajetória ascendente de uma família negra do Maranhão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

DUTRA, Paulo Sérgio. “Credores de minha estima”: pretos e pardos na instrução pública e privada, no final do século XIX e início do século XX, em Cuiabá - MT. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e210.  Epub 01-Jul-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e210.

Este artigo versa sobre a presença de pretos e pardos na instrução pública e privada, em Cuiabá - Mato Grosso, entre 1857 e 1911. Para a construção deste estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, além de fontes primárias, como jornais da época, Recenseamento, Relatórios de Presidentes de Província e de Diretores de Instrução Pública. Os objetivos são apresentar, identificar e ampliar o contingente de pretos e pardos atuantes no segmento da instrução educacional nos Oitocentos em Cuiabá. Nesse aspecto, o estudo revelou uma presença significativa de negros como alunos/professores em escolas públicas e privadas em Cuiabá, identificados a partir do nome. Mostrou, ainda, a ampliação do número de professores negros e de professoras negras nesses espaços, bem como a participação de homens negros para além daqueles que deixaram suas contribuições no século XIX, na linha de frente da gestão pública. O estudo também revelou a participação ativa de mulheres negras nas escolas de Primeiras Letras públicas e privadas, no jornalismo e na direção de grêmios.

Palavras-chave : raça/cor; sabe ler e frequenta a escola; professores/professoras negros/as; 1857 e 1911.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )