SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Erudition and racism in the upward trajectory of a black family in MaranhãoThe black students of the Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo (1889-1910) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha. Retratos e registros de escolas de São João de Meriti (RJ): perfil populacional e trajetórias docentes (1920-1943). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e212.  Epub July 01, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e212.

Analisamos o perfil racial e populacional de estudantes e docentes de escolas públicas primárias de São João de Meriti à luz da historiografia sobre a presença de populações não brancas na educação pública. A partir do referencial teórico do território como posição de análise, a metodologia de pesquisa documental operou o cotejamento de doze fotografias de escolas com os respectivos mapas de frequência escolar e com a busca do nome de docentes na imprensa. Como resultado são apresentados os modos e cotidianos de funcionamento das escolas fotografadas, as demandas por matrículas e as trajetórias docentes que descortinam, entre condições de acesso e permanência, as possibilidades, os alcances e os limites de experiências educativas de populações não brancas periféricas entre 1920 e 1943.

Keywords : estudo regional sobre educação; raça; infância; magistério.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )