SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Portraits and records of schoolsin São João de Meriti County (RJ): population profile and teachers’ career trajectory (1920-1943)Abdias Nascimento: the trajectory of a Black intellectual engaged in the dissemination of emancipatory knowledge between the 1920s and 1940s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CHIOZZINI, Daniel Ferraz  and  LEAL, Luciana Silva. As alunas negras da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo (1889-1910). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e213.  Epub July 01, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e213.

O presente texto é parte de uma investigação acerca do processo de escolarização de meninas pretas e pardas na Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, em Petrópolis, entre os anos de 1889 e 1910, instituição que tinha como objetivo amparar e instruir meninas órfãs. Foram investigadas onze alunas identificadas como pretas ou pardas na documentação da escola, constituída por livro de matrícula, registros paroquiais e os boletins de notas. Buscou-se investigar se havia alguma diferenciação nas práticas educativas oferecidas a elas e a trajetória percorrida do ingresso até a saída da escola. Para compreender o sentido da categoria cor, a pesquisa dialogou com Mattos (2013) e Muller (2008a, 2008b).

Keywords : história da educação; populações negras; história das mulheres; Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )