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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CHIOZZINI, Daniel Ferraz  e  LEAL, Luciana Silva. As alunas negras da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo (1889-1910). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e213.  Epub 01-Jul-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e213.

O presente texto é parte de uma investigação acerca do processo de escolarização de meninas pretas e pardas na Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, em Petrópolis, entre os anos de 1889 e 1910, instituição que tinha como objetivo amparar e instruir meninas órfãs. Foram investigadas onze alunas identificadas como pretas ou pardas na documentação da escola, constituída por livro de matrícula, registros paroquiais e os boletins de notas. Buscou-se investigar se havia alguma diferenciação nas práticas educativas oferecidas a elas e a trajetória percorrida do ingresso até a saída da escola. Para compreender o sentido da categoria cor, a pesquisa dialogou com Mattos (2013) e Muller (2008a, 2008b).

Palavras-chave : história da educação; populações negras; história das mulheres; Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo.

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