SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La educación de las poblaciones indígenas en Mozambique: desde el Período Colonial hasta el inicio de la Era Posterior a la Independencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ROCHA, Mariana Machado  y  COSTA, Ana Luiza Jesus da. População negra e ensino superior no início do século XX: considerações sobre o posicionamento do jornal Progresso (1928-1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e214.  Epub 09-Mayo-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e214.

O presente trabalho pretende analisar como os intelectuais negros do início do século XX se posicionavam a respeito do ensino superior, considerando não apenas o acesso formal dos negros a esta etapa de ensino e às profissões e benefícios materiais e simbólicos aos quais ela dá acesso mas também as maneiras informais de aquisição e manipulação da ‘cultura douta’. Para tanto, foram analisadas as publicações do jornal Progresso situadas em São Paulo entre os anos de 1928 e 1930 e disponíveis para consulta on-line no arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Palabras clave : educação superior; imprensa negra.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )