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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ROCHA, Mariana Machado  e  COSTA, Ana Luiza Jesus da. População negra e ensino superior no início do século XX: considerações sobre o posicionamento do jornal Progresso (1928-1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e214.  Epub 09-Maio-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e214.

O presente trabalho pretende analisar como os intelectuais negros do início do século XX se posicionavam a respeito do ensino superior, considerando não apenas o acesso formal dos negros a esta etapa de ensino e às profissões e benefícios materiais e simbólicos aos quais ela dá acesso mas também as maneiras informais de aquisição e manipulação da ‘cultura douta’. Para tanto, foram analisadas as publicações do jornal Progresso situadas em São Paulo entre os anos de 1928 e 1930 e disponíveis para consulta on-line no arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave : educação superior; imprensa negra.

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