SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23School desks in the material school culture of Bahia’s education: teaching knowledge, medical-hygienist knowledge (1880-1885)The book as an artifact of the culture of school supplies and as an element of professionalization of teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. A longa, concreta e imaginária presença dos manuais de história da educação estrangeiros no Brasil (1930-1980. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e273.  Epub June 30, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e273.

Este trabalho é resultado da pesquisa sobre os manuais estrangeiros História da educação de Paul Monroe e História da educação e da pedagogia de Lorenzo Luzuriaga, publicados pela Companhia Editora Nacional, entre 1930 e 1980, pertencentes à Coleção Atualidades Pedagógicas. A perspectiva metodológica apresenta duas frentes de análise: a primeira é adentrar o universo de produção desses livros, visto que são “objetos concretos” em circulação; e a segunda é investigar as formas de organização do conteúdo, observando os significados enquanto “lugar imaginário” da história da educação (HE). Esta pesquisa conclui que esses manuais contribuíram para a memória da formação docente e para a própria história da HE, por meio de um passado educativo que se tornou a sua grande lição.

Keywords : formação de professores; coleção de livros; historiografia; materialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )