SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Carteiras escolares na cultura material escolar da instrução baiana: saber docente, saber médico-hygiênico (1880-1885)O livro enquanto artefato da cultura material escolar e elemento de profissionalização da docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. A longa, concreta e imaginária presença dos manuais de história da educação estrangeiros no Brasil (1930-1980. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e273.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e273.

Este trabalho é resultado da pesquisa sobre os manuais estrangeiros História da educação de Paul Monroe e História da educação e da pedagogia de Lorenzo Luzuriaga, publicados pela Companhia Editora Nacional, entre 1930 e 1980, pertencentes à Coleção Atualidades Pedagógicas. A perspectiva metodológica apresenta duas frentes de análise: a primeira é adentrar o universo de produção desses livros, visto que são “objetos concretos” em circulação; e a segunda é investigar as formas de organização do conteúdo, observando os significados enquanto “lugar imaginário” da história da educação (HE). Esta pesquisa conclui que esses manuais contribuíram para a memória da formação docente e para a própria história da HE, por meio de um passado educativo que se tornou a sua grande lição.

Palavras-chave : formação de professores; coleção de livros; historiografia; materialidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )