Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. A longa, concreta e imaginária presença dos manuais de história da educação estrangeiros no Brasil (1930-1980. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e273. Epub 30-Jun-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e273.
Este trabalho é resultado da pesquisa sobre os manuais estrangeiros História da educação de Paul Monroe e História da educação e da pedagogia de Lorenzo Luzuriaga, publicados pela Companhia Editora Nacional, entre 1930 e 1980, pertencentes à Coleção Atualidades Pedagógicas. A perspectiva metodológica apresenta duas frentes de análise: a primeira é adentrar o universo de produção desses livros, visto que são “objetos concretos” em circulação; e a segunda é investigar as formas de organização do conteúdo, observando os significados enquanto “lugar imaginário” da história da educação (HE). Esta pesquisa conclui que esses manuais contribuíram para a memória da formação docente e para a própria história da HE, por meio de um passado educativo que se tornou a sua grande lição.
Palavras-chave : formação de professores; coleção de livros; historiografia; materialidade.