SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23The long, concrete, and imaginary presence of the history of education foreign textbooks in Brazil (1930-1980)Revista Escolar as a space for dispute and legitimization of the discourse: convergence in the divergence of ideas (1925-1927) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

PIRES, Raquel Lopes  and  AMORIM, Sara Raphaela Machado de. O livro enquanto artefato da cultura material escolar e elemento de profissionalização da docência. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e274.  Epub June 25, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e274.

Analisar o livro A lei biogenetica e a escola activa de 1929 enquanto artefato da cultura material escolar e como elemento de profissionalização docente é o objetivo deste estudo. Para tanto, são tratados desde os processos que antecedem a sua existência no cenário educacional brasileiro até a sua presença na coleção da Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos/SP. Em uma reflexão histórica sobre a relevância do livro na organização da educação nacional, são investigadas as tratativas para a tradução e publicação em língua portuguesa, a partir das cartas trocadas entre o autor, o suíço Adolphe Ferrière e o educador Lourenço Filho, partir da observação da complexidade de um produto cultural que ultrapassou fronteiras territoriais e barreiras linguísticas, possibilitando a circulação de saberes.

Keywords : Educação Nova; Adolphe Ferrière; Lourenço Filho; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )