SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23The book as an artifact of the culture of school supplies and as an element of professionalization of teachingMateriality of a suitable literacy environment: an analysis of pedagogical discourses (1930-1990) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SILVA, Rodrigo Pereira dos Anjos da  and  TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A Revista Escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso: convergência na divergência de ideias (1925-1927). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e275.  Epub June 30, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e275.

O objetivo deste artigo é analisar a fórmula editorial da Revista Escolar (1925-1927), financiada pela Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo, para compreender os deslocamentos do modelo de leitura e de formação debitária da reconfiguração dos debates educacionais, na década de 1920, empreendidos pela e na comunidade imaginada dos educadores paulistas. Conclui-se que a Revista fazia circular divergências sobre a política educacional e convergências sobre a política sanitária em São Paulo.

Keywords : educação paulista; materialidade do impresso; debate educacional; periódico escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )