SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23El libro como artefacto de la cultura material escolar y elemento de la profesionalización de la docênciaLa materialidad del ambiente adecuado a la alfabetización: un análisis de los discursos pedagógicos (1930-1990) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SILVA, Rodrigo Pereira dos Anjos da  y  TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A Revista Escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso: convergência na divergência de ideias (1925-1927). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e275.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e275.

O objetivo deste artigo é analisar a fórmula editorial da Revista Escolar (1925-1927), financiada pela Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo, para compreender os deslocamentos do modelo de leitura e de formação debitária da reconfiguração dos debates educacionais, na década de 1920, empreendidos pela e na comunidade imaginada dos educadores paulistas. Conclui-se que a Revista fazia circular divergências sobre a política educacional e convergências sobre a política sanitária em São Paulo.

Palabras clave : educação paulista; materialidade do impresso; debate educacional; periódico escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )