SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23O livro enquanto artefato da cultura material escolar e elemento de profissionalização da docênciaA materialidade do ambiente adequado à alfabetização:uma análise dos discursos pedagógicos (1930-1990) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SILVA, Rodrigo Pereira dos Anjos da  e  TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A Revista Escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso: convergência na divergência de ideias (1925-1927). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e275.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e275.

O objetivo deste artigo é analisar a fórmula editorial da Revista Escolar (1925-1927), financiada pela Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo, para compreender os deslocamentos do modelo de leitura e de formação debitária da reconfiguração dos debates educacionais, na década de 1920, empreendidos pela e na comunidade imaginada dos educadores paulistas. Conclui-se que a Revista fazia circular divergências sobre a política educacional e convergências sobre a política sanitária em São Paulo.

Palavras-chave : educação paulista; materialidade do impresso; debate educacional; periódico escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )