SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Revista Escolar as a space for dispute and legitimization of the discourse: convergence in the divergence of ideas (1925-1927)‘Dear mommy, dear daddy’: the invention of a school practice (1964 - 1980) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

LEME, Andressa Caroline Francisco  and  LIMA, Ana Laura Godinho. A materialidade do ambiente adequado à alfabetização:uma análise dos discursos pedagógicos (1930-1990). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e276.  Epub June 30, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e276.

O artigo caracteriza as recomendações acerca do ambiente escolar adequado à alfabetização das crianças, contidas em livros destinados aos professores e publicados no Brasil entre 1930 e 1990. Nesse período, observa-se a transição do predomínio do ideário escolanovista ao dos preceitos do construtivismo nesses textos. Essa mudança se manifesta nos modos de pensar a organização do ambiente escolar e a sua importância no aprendizado das letras: se no primeiro momento, a preocupação maior era com a criação de um ambiente sadio, posteriormente, passou a ser com a organização de um ambiente pedagógico. Por outro lado, permaneceu a tendência a fundamentar as recomendações na psicologia da criança.

Keywords : história da educação; cultura escolar; formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )