SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23La Revista Escolar como espacio de disputa y legitimación del discurso: convergencia en la divergencia de ideas (1925-1927)‘Querida mamá, querido papá’: la invención de una práctica escolar (1964 - 1980) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

LEME, Andressa Caroline Francisco  y  LIMA, Ana Laura Godinho. A materialidade do ambiente adequado à alfabetização:uma análise dos discursos pedagógicos (1930-1990). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e276.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e276.

O artigo caracteriza as recomendações acerca do ambiente escolar adequado à alfabetização das crianças, contidas em livros destinados aos professores e publicados no Brasil entre 1930 e 1990. Nesse período, observa-se a transição do predomínio do ideário escolanovista ao dos preceitos do construtivismo nesses textos. Essa mudança se manifesta nos modos de pensar a organização do ambiente escolar e a sua importância no aprendizado das letras: se no primeiro momento, a preocupação maior era com a criação de um ambiente sadio, posteriormente, passou a ser com a organização de um ambiente pedagógico. Por outro lado, permaneceu a tendência a fundamentar as recomendações na psicologia da criança.

Palabras clave : história da educação; cultura escolar; formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )