SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A Revista Escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso: convergência na divergência de ideias (1925-1927)“Querida mamãe, querido papai”: a invenção de uma prática escolar (1964 - 1980) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

LEME, Andressa Caroline Francisco  e  LIMA, Ana Laura Godinho. A materialidade do ambiente adequado à alfabetização:uma análise dos discursos pedagógicos (1930-1990). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e276.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e276.

O artigo caracteriza as recomendações acerca do ambiente escolar adequado à alfabetização das crianças, contidas em livros destinados aos professores e publicados no Brasil entre 1930 e 1990. Nesse período, observa-se a transição do predomínio do ideário escolanovista ao dos preceitos do construtivismo nesses textos. Essa mudança se manifesta nos modos de pensar a organização do ambiente escolar e a sua importância no aprendizado das letras: se no primeiro momento, a preocupação maior era com a criação de um ambiente sadio, posteriormente, passou a ser com a organização de um ambiente pedagógico. Por outro lado, permaneceu a tendência a fundamentar as recomendações na psicologia da criança.

Palavras-chave : história da educação; cultura escolar; formação docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )