SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Ecclesiastical origin of the Lyceum of Angra dos Reis in the Province of Rio de Janeiro (1822-1859)The celebrated reform: the anniversary of the Orestes Guimarães Reform in the pages of Revista de Educação (Santa Catarina, 1936) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BRITEZ, Adriana Espindola  and  AMAYA, Stephanie. Luiz Alexandre de Oliveira: estudante, professor e benfeitor da educação de Campo Grande - MS (1920-1960). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e244.  Epub Dec 01, 2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e244.

Este estudo aborda a trajetória de Luiz Alexandre de Oliveira, um estudante negro, pobre e deficiente visual que alcançou projeção social como professor, diretor e proprietário de instituições educativas em Campo Grande, no então sul de Mato Grosso. Além disso, as memórias do professor destacam suas relações com a comunidade e com a escola japonesa no período varguista (1937-1945). As análises decorrem do cruzamento de fontes memorialísticas e documentais, sob a ótica dos estudos de Pierre L. O acesso ao ensino secundário proporcionou-lhe a inserção em outros campos sociais, bem como permitiu que se tornasse uma referência de prestígio da cidade, sendo reconhecido como benfeitor pela comunidade japonesa ao resguardar os bens e proteger a escola japonesa.

Keywords : autobiografia; professor; educação secundária; escola japonesa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )