SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Origen eclesiástico del Liceo de Angra dos Reis en la provincia de Río de Janeiro (1822-1859)La reforma celebrada: el aniversario de la Reforma Orestes Guimarães en las páginas de la Revista de Educação (Santa Catarina, 1936) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BRITEZ, Adriana Espindola  y  AMAYA, Stephanie. Luiz Alexandre de Oliveira: estudante, professor e benfeitor da educação de Campo Grande - MS (1920-1960). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e244.  Epub 01-Dic-2022. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e244.

Este estudo aborda a trajetória de Luiz Alexandre de Oliveira, um estudante negro, pobre e deficiente visual que alcançou projeção social como professor, diretor e proprietário de instituições educativas em Campo Grande, no então sul de Mato Grosso. Além disso, as memórias do professor destacam suas relações com a comunidade e com a escola japonesa no período varguista (1937-1945). As análises decorrem do cruzamento de fontes memorialísticas e documentais, sob a ótica dos estudos de Pierre L. O acesso ao ensino secundário proporcionou-lhe a inserção em outros campos sociais, bem como permitiu que se tornasse uma referência de prestígio da cidade, sendo reconhecido como benfeitor pela comunidade japonesa ao resguardar os bens e proteger a escola japonesa.

Palabras clave : autobiografia; professor; educação secundária; escola japonesa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )