SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23The celebrated reform: the anniversary of the Orestes Guimarães Reform in the pages of Revista de Educação (Santa Catarina, 1936)Gathered, teachers and stuents: preparation for secular life based on the Estatutos do Recolhimento Nossa Senhora da Glória do Recife (1798) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

ASSIS, Danielle Angélica de  and  LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. “Eu tinha vontade, mas eu não sabia”: formação e trabalho de professoras rurais (Uberlândia-MG, 1960-1980). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e247.  Epub Sep 01, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e247.

Apreendemos a formação das professoras das escolas rurais de Uberlândia-MG (entre 1960 e 1980) e os seus significados para a prática docente. Realizamos entrevistas com seis professoras e consultamos: censo escolar; jornais; relatórios; e atas das reuniões escolares da Prefeitura de Uberlândia. Quando iniciaram a carreira, cinco de nossas entrevistadas eram leigas e, somente ao final de 1960, começaram a frequentar cursos de formação que, segundo narraram, foram significativos para as suas práticas em sala de aula e para as promoções na carreira. Concluímos que, para construírem as suas próprias práticas e sem dominar os saberes sistematizados da profissão, as professoras apropriaram-se das experiências adquiridas quando se alfabetizaram e do pouco assimilado nos cursos de formação.

Keywords : história da educação; educação rural; professoras leigas; práticas docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )