SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23La reforma celebrada: el aniversario de la Reforma Orestes Guimarães en las páginas de la Revista de Educação (Santa Catarina, 1936)Recogidas, maestras y estudiantes: preparación para la vida secular a partir de los Estatutos do Recolhimento Nossa Senhora da Glória do Recife (1798) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ASSIS, Danielle Angélica de  y  LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. “Eu tinha vontade, mas eu não sabia”: formação e trabalho de professoras rurais (Uberlândia-MG, 1960-1980). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e247.  Epub 01-Sep-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e247.

Apreendemos a formação das professoras das escolas rurais de Uberlândia-MG (entre 1960 e 1980) e os seus significados para a prática docente. Realizamos entrevistas com seis professoras e consultamos: censo escolar; jornais; relatórios; e atas das reuniões escolares da Prefeitura de Uberlândia. Quando iniciaram a carreira, cinco de nossas entrevistadas eram leigas e, somente ao final de 1960, começaram a frequentar cursos de formação que, segundo narraram, foram significativos para as suas práticas em sala de aula e para as promoções na carreira. Concluímos que, para construírem as suas próprias práticas e sem dominar os saberes sistematizados da profissão, as professoras apropriaram-se das experiências adquiridas quando se alfabetizaram e do pouco assimilado nos cursos de formação.

Palabras clave : história da educação; educação rural; professoras leigas; práticas docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )