SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A reforma comemorada: o aniversário da Reforma Orestes Guimarães nas páginas Revista de Educação (Santa Catarina, 1936)Recolhidas, Mestras e Educandas:preparação para a vida secular a partir dos Estatutos do Recolhimento Nossa Senhora da Glória do Recife (1798) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ASSIS, Danielle Angélica de  e  LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. “Eu tinha vontade, mas eu não sabia”: formação e trabalho de professoras rurais (Uberlândia-MG, 1960-1980). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e247.  Epub 01-Set-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e247.

Apreendemos a formação das professoras das escolas rurais de Uberlândia-MG (entre 1960 e 1980) e os seus significados para a prática docente. Realizamos entrevistas com seis professoras e consultamos: censo escolar; jornais; relatórios; e atas das reuniões escolares da Prefeitura de Uberlândia. Quando iniciaram a carreira, cinco de nossas entrevistadas eram leigas e, somente ao final de 1960, começaram a frequentar cursos de formação que, segundo narraram, foram significativos para as suas práticas em sala de aula e para as promoções na carreira. Concluímos que, para construírem as suas próprias práticas e sem dominar os saberes sistematizados da profissão, as professoras apropriaram-se das experiências adquiridas quando se alfabetizaram e do pouco assimilado nos cursos de formação.

Palavras-chave : história da educação; educação rural; professoras leigas; práticas docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )