SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Education, heredity, and eugenics: the educational project of Octavio Domingues (1926-1932)Time, religion and morals: education, work and idleness in the developed logics in Acción Cultural Popular - Colombia (1960s) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SILVA, Maria Célia Leme da. Apropriações da geometria de José Augusto Coelho na formação de professor primário do Brasil e de Portugal (passagem do século XIX e século XX). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e250.  Epub Jan 15, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e250.

No presente artigo, problematizamos as apropriações para o ensino de geometria elaboradas por José Augusto Coelho, na passagem do século XIX para o XX, no Brasil e em Portugal. Mobilizamos manuais pedagógicos de Portugal, normativas e pesquisas sobre a formação de professores portugueses e brasileiros, para a análise, diálogo e cotejamento das fontes. Como conclusões, destacamos que as divergências e tensões entre as abordagens dos ‘saberes a ensinar e para ensinar’ contribuem para elucidar a apropriação de Coelho no processo formativo de professores nos dois países. O alargamento no processo analítico, de modo a incluir outras disciplinas que participaram da formação do professor primário, como a de Desenho, permite melhor compreender os saberes profissionais em questão, seja no contexto de Portugal, seja no do Brasil.

Keywords : José Augusto Coelho; história da geometria escolar; método intuitivo; manuais de pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )