SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Apropiaciones de la geometría de José Augusto Coelho en la formación del docente primario en Brasil y Portugal (pasaje de los siglos XIX y XX)Ni obreros, ni peronistas: técnicos. Características, identidades políticas y reivindicaciones del estudiantado de la Universidad Obrera Nacional en Argentina (1953-1959) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

QUINTERO, Sara Evelin Urrea  y  OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Tempo, religião e moral: educação, trabalho e ócio nas lógicas desenvolvimentistas da Acción Cultural Popular - Colômbia (década de 1960). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e251.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e251.

Analisamos a experiência educativa da Acción Cultural Popular, na Colômbia na década de 1960. Inciativa da Igreja Católica que buscou afetar a vida dos camponeses aliando um discurso religioso moralista com aspectos do ideário desenvolvimentista do período. Considerando o ócio imoral, foram desenvolvidas campanhas que enalteciam o uso saudável do tempo a partir de práticas de recreação responsável, modernizando o sentido de trabalho. Focamos em quatro campanhas ali divulgadas: Recreación, Domingo Cristiano, Contra el ocio y San Isidro Agricultor. As fontes são o periódico El Campesino, e a correspondência trocada entre os dirigentes da ACPO e lideranças camponesas. Dialogamos com a noção de educação social e com Edward Thompson para pensar a relação entre tempo, trabalho e educação moral.

Palabras clave : educação popular; educação social; Acción Cultural Popular; história da educação das sensibilidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )