SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Neither workers nor Peronists: technicians. Characteristics, political identities and claims of the student body of the Universidad Obrera Nacional in Argentina (1953-1959)School practices in the office of the Natural History/Biology teaching laboratory at Colégio Pedro II (1960-1970) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

PINTO, Marcelo Felício Martins  and  HAMDAN, Juliana Cesário. A Coleção ‘História geral da África’ e a historiografia da educação:por um ensino descolonizado. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e254.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e254.

Este trabalho busca compreender os elementos teórico-metodológicos que nortearam a construção da Coleção ‘História geral da África’ (HGA), financiada pela Unesco. Nesse sentido, analisamos os capítulos que tratam sobre esses temas, localizados no primeiro volume da obra, que discorrem sobre as perspectivas historiográficas que orientaram a concepção do projeto. Ao mesmo tempo, nosso objetivo é compreender os possíveis alcances desse conhecimento na Historiografia da Educação, tendo em vista os debates sobre ‘descolonização dos currículos’. Constatamos que a HGA e as publicações dela derivadas podem constituir-se em obras de referência na escrita de manuais escolares e nas pesquisas em História e Historiografia da Educação, ensejando também práticas docentes e científicas antirracistas.

Keywords : perspectiva africana; descolonização do ensino; educação; ensino antirracista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )