SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Ni obreros, ni peronistas: técnicos. Características, identidades políticas y reivindicaciones del estudiantado de la Universidad Obrera Nacional en Argentina (1953-1959)Prácticas escolares en el laboratorio de la oficina de docencia de biologia en el Colegio Pedro II (1960-1970) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

PINTO, Marcelo Felício Martins  y  HAMDAN, Juliana Cesário. A Coleção ‘História geral da África’ e a historiografia da educação:por um ensino descolonizado. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e254.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e254.

Este trabalho busca compreender os elementos teórico-metodológicos que nortearam a construção da Coleção ‘História geral da África’ (HGA), financiada pela Unesco. Nesse sentido, analisamos os capítulos que tratam sobre esses temas, localizados no primeiro volume da obra, que discorrem sobre as perspectivas historiográficas que orientaram a concepção do projeto. Ao mesmo tempo, nosso objetivo é compreender os possíveis alcances desse conhecimento na Historiografia da Educação, tendo em vista os debates sobre ‘descolonização dos currículos’. Constatamos que a HGA e as publicações dela derivadas podem constituir-se em obras de referência na escrita de manuais escolares e nas pesquisas em História e Historiografia da Educação, ensejando também práticas docentes e científicas antirracistas.

Palabras clave : perspectiva africana; descolonização do ensino; educação; ensino antirracista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )