SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Nem trabalhadores nem peronistas: técnicos. Características, identidades políticas e reivindicações do corpo discente da Universidad Obrera Nacional na Argentina (1953-1959)Práticas escolares no laboratório do gabinete do ensino de História Natural/Biologia no Colégio Pedro II (1960-1970) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PINTO, Marcelo Felício Martins  e  HAMDAN, Juliana Cesário. A Coleção ‘História geral da África’ e a historiografia da educação:por um ensino descolonizado. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e254.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e254.

Este trabalho busca compreender os elementos teórico-metodológicos que nortearam a construção da Coleção ‘História geral da África’ (HGA), financiada pela Unesco. Nesse sentido, analisamos os capítulos que tratam sobre esses temas, localizados no primeiro volume da obra, que discorrem sobre as perspectivas historiográficas que orientaram a concepção do projeto. Ao mesmo tempo, nosso objetivo é compreender os possíveis alcances desse conhecimento na Historiografia da Educação, tendo em vista os debates sobre ‘descolonização dos currículos’. Constatamos que a HGA e as publicações dela derivadas podem constituir-se em obras de referência na escrita de manuais escolares e nas pesquisas em História e Historiografia da Educação, ensejando também práticas docentes e científicas antirracistas.

Palavras-chave : perspectiva africana; descolonização do ensino; educação; ensino antirracista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )