SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23The ‘General history of Africa collection’ and the historiography of education: for a decolonizing teachingPopular education in public schools: an analysis of the origins of the Youth and Adult Education Program of the municipal network of Rio de Janeiro (1985-1996) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

OLIVEIRA, Flaviana Alves de  and  GOMES, Maria Margarida. Práticas escolares no laboratório do gabinete do ensino de História Natural/Biologia no Colégio Pedro II (1960-1970). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e255.  Epub Feb 01, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e255.

O presente artigo visa escrutinar as práticas escolares e curriculares vivenciadas no âmbito do laboratório do gabinete de História Natural do Colégio Pedro II entre 1960 e 1970 a fim de compreender como a disciplina escolar Biologia se conformou nos muros da referida instituição. Para entender a práxis no gabinete, utilizamos como material empírico o livro de registro das aulas práticas laboratoriais e depoimentos de ex-professores. O fazer cotidiano caracterizou a disciplina escolar História Natural/Biologia como de caráter experimental ligada ao método científico e ao ensino prático, predominantemente acadêmica e associada às Ciências Biológicas; e permitiu a consolidação e legitimação dela no contexto do movimento de renovação do ensino de Ciências.

Keywords : história das disciplinas escolares; objetos escolares; ensino de história natural/biologia; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )