SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Prácticas escolares en el laboratorio de la oficina de docencia de biologia en el Colegio Pedro II (1960-1970)El golpe se convierte en fiesta: el 31 de marzo de 1964 en los discursos y prácticas cívico-patrióticas (1970-1971) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SERRA, Enio. Educação popular na escola pública: uma análise das origens do Programa de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal do Rio de Janeiro (1985-1996). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e257.  Epub 03-Feb-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e257.

O principal objetivo do presente artigo é refletir sobre a perspectiva histórica da Educação Popular na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas. Para tanto, a partir da teoria social crítica e com base em documentos originais, fontes secundárias e orais, o estudo analisa o contexto histórico e as particularidades da implantação e funcionamento inicial do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da rede municipal do Rio de Janeiro. O PEJA surge, nos anos 1980, como política educacional voltada para a alfabetização de jovens de 14 a 20 anos fundamentada nos preceitos da pedagogia freiriana e sua trajetória se configura como importante referência para reflexões relativas aos desafios e possibilidades na construção de uma escola pública de base popular.

Palabras clave : história da EJA; políticas educacionais; educação pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )