SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Popular education in public schools: an analysis of the origins of the Youth and Adult Education Program of the municipal network of Rio de Janeiro (1985-1996)Production, circulation and reading and writing method in Cartilha da infância by Thomaz Galhardo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

FERREIRA, Cristina  and  ZIMMERMANN, Ana Carolina. O golpe vira uma festa: o 31 de março de 1964 nos discursos e nas práticas cívico-patrióticas (1970-1971). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e258.  Epub Feb 03, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e258.

O artigo investiga os discursos e as práticas cívico-patrióticas alusivas ao aniversário do golpe civil-militar - 31/março/1964 - no período de 1970-1971. A metodologia de pesquisa mobilizou o Jornal do Brasil e a Folha de S. Paulo, além de manuais didáticos voltados ao culto ao civismo na disciplina denominada Educação Moral e Cívica (EMC), implementada no currículo escolar em 1969. A edição de um Calendário Cívico Nacional, organizado pelo MEC (1970), fomentou seu reforço nos livros didáticos para ativar dispositivos de memória favoráveis à ação golpista e criar óticas cívico-normativas definidas pelo Estado opressor. Mediante circunstâncias culturais e pedagógicas específicas de investimento e estímulo ao patriotismo aplicado à juventude, a instrução escolar fomentava o despertar da consciência cívica nos moldes dos princípios autoritários do Estado ditatorial.

Keywords : golpe civil-militar de 1964; calendário cívico nacional; educação moral e cívica; juventude.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )