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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FERREIRA, Cristina  e  ZIMMERMANN, Ana Carolina. O golpe vira uma festa: o 31 de março de 1964 nos discursos e nas práticas cívico-patrióticas (1970-1971). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e258.  Epub 03-Fev-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e258.

O artigo investiga os discursos e as práticas cívico-patrióticas alusivas ao aniversário do golpe civil-militar - 31/março/1964 - no período de 1970-1971. A metodologia de pesquisa mobilizou o Jornal do Brasil e a Folha de S. Paulo, além de manuais didáticos voltados ao culto ao civismo na disciplina denominada Educação Moral e Cívica (EMC), implementada no currículo escolar em 1969. A edição de um Calendário Cívico Nacional, organizado pelo MEC (1970), fomentou seu reforço nos livros didáticos para ativar dispositivos de memória favoráveis à ação golpista e criar óticas cívico-normativas definidas pelo Estado opressor. Mediante circunstâncias culturais e pedagógicas específicas de investimento e estímulo ao patriotismo aplicado à juventude, a instrução escolar fomentava o despertar da consciência cívica nos moldes dos princípios autoritários do Estado ditatorial.

Palavras-chave : golpe civil-militar de 1964; calendário cívico nacional; educação moral e cívica; juventude.

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