SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Producción, circulación y método de lectura y escritura em Cartilha da infância de Thomaz GalhardoLos conceptos nueva escuela católica y escolanovismo católico en la historiografía de la educación brasileña (1992-2021) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SILVA, Adriena Casini da  y  SOARES, Jefferson da Costa. Não é só existir, mas resistir: o Colégio Pedro II e as tentativas de Municipalização e Estadualização (1934-1996). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e264.  Epub 01-Mayo-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e264.

Criado em 1837, o Colégio Pedro II (CPII) é a primeira instituição de ensino secundário do Brasil e, atualmente, oferece educação em todos os níveis. Neste artigo, dividido em duas partes, discutimos as ameaças de municipalização e estadualização do CPII no século XX através de referenciais da história da educação e da articulação entre a análise documental de fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM/CPII), jornais e a história oral. Na primeira parte, abordamos a tentativa de municipalização em 1934, em seguida, focamos nos anos 1980 e 1990, quando crises quase culminam em sua estadualização. Concluímos que o Colégio resiste por meio de ‘táticas’ (Certeau, 1994) empenhadas para a sua permanência e manutenção na esfera federal até o presente.

Palabras clave : história da Educação; história das instituições; táticas; Colégio Pedro II.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )