SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23This is not just existing but resisting: Colégio Pedro II and some attempts to its Municipalization and Stateization (1934-1996)Capoeiragem by the genius of Calixto: contributions of a Rio de Janeiro caricaturist to the fight game of capoeira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SGARBI, Antonio Donizetti; PINTO, Sabrine Lino  and  GONCALVES, Mauro Castilho. Os conceitos Escola Nova católica e Escolanovismo Católico na historiografia da educação brasileira (1992-2021). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e263.  Epub Mar 24, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e263.

O artigo debate a utilização, pela historiografia educacional brasileira, dos conceitos ‘Escola Nova Católica’ e’ Escolanovismo Católico’, referenciados por um estudo das produções acadêmicas das últimas três décadas. A partir de uma metodologia exploratório-descritiva, foram identificados níveis de emprego dos dois conceitos, desdobrados em expressões conexas. A investigação desenvolveu-se em uma das perspectivas histórico-filológicas que, de certo modo, têm incidido sobre as mais recentes investigações relativas à História Intelectual: a História Conceitual, de origem alemã, na esteira do historiador Reinhart Koselleck (2006). A pesquisa identificou diferentes usos e apropriações das expressões e reafirmou a relevância de novos estudos histórico-conceituais similares.

Keywords : educação católica; intelectuais da educação; história intelectual; história conceitual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )