SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23No es solo existir, sino resistir: Colégio Pedro II y los intentos de municipalización y estatalización (1934-1996)Capoeiragem por el genio de Calixto: contribuciones de un caricaturista de Río de Janeiro al juego de lucha de la capoeira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SGARBI, Antonio Donizetti; PINTO, Sabrine Lino  y  GONCALVES, Mauro Castilho. Os conceitos Escola Nova católica e Escolanovismo Católico na historiografia da educação brasileira (1992-2021). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e263.  Epub 24-Mar-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e263.

O artigo debate a utilização, pela historiografia educacional brasileira, dos conceitos ‘Escola Nova Católica’ e’ Escolanovismo Católico’, referenciados por um estudo das produções acadêmicas das últimas três décadas. A partir de uma metodologia exploratório-descritiva, foram identificados níveis de emprego dos dois conceitos, desdobrados em expressões conexas. A investigação desenvolveu-se em uma das perspectivas histórico-filológicas que, de certo modo, têm incidido sobre as mais recentes investigações relativas à História Intelectual: a História Conceitual, de origem alemã, na esteira do historiador Reinhart Koselleck (2006). A pesquisa identificou diferentes usos e apropriações das expressões e reafirmou a relevância de novos estudos histórico-conceituais similares.

Palabras clave : educação católica; intelectuais da educação; história intelectual; história conceitual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )