SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Não é só existir, mas resistir: o Colégio Pedro II e as tentativas de Municipalização e Estadualização (1934-1996)A capoeiragem pela genialidade de Calixto: contribuições de um caricaturista fluminense para o jogo-luta da capoeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SGARBI, Antonio Donizetti; PINTO, Sabrine Lino  e  GONCALVES, Mauro Castilho. Os conceitos Escola Nova católica e Escolanovismo Católico na historiografia da educação brasileira (1992-2021). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e263.  Epub 24-Mar-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e263.

O artigo debate a utilização, pela historiografia educacional brasileira, dos conceitos ‘Escola Nova Católica’ e’ Escolanovismo Católico’, referenciados por um estudo das produções acadêmicas das últimas três décadas. A partir de uma metodologia exploratório-descritiva, foram identificados níveis de emprego dos dois conceitos, desdobrados em expressões conexas. A investigação desenvolveu-se em uma das perspectivas histórico-filológicas que, de certo modo, têm incidido sobre as mais recentes investigações relativas à História Intelectual: a História Conceitual, de origem alemã, na esteira do historiador Reinhart Koselleck (2006). A pesquisa identificou diferentes usos e apropriações das expressões e reafirmou a relevância de novos estudos histórico-conceituais similares.

Palavras-chave : educação católica; intelectuais da educação; história intelectual; história conceitual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )