SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Niñez, historia y sociedad en el joven Gilberto Freyre (1915-1930)Historia de la Educación: formación del campo en los estados de Amazonas y Pará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  y  SEABRA, Michelle Ariane de Lima. A Escola Nacional da Magistratura francesa e as Escolas de Formação de Magistrados brasileiras: aspectos histórico-educacionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e179.  Epub 04-Jun-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e279.

Este artigo trata de aspectos históricos-educacionais da Escola Nacional da Magistratura francesa e das Escolas de Formação de Magistrados brasileiras. Diante do desenvolvimento alcançado por essas instituições, realizou-se o levantamento do seu processo histórico, buscando melhor compreender a estrutura, as práticas, a cultura e seus sujeitos. Como referencial teórico, adotou-se Burke (2005), Vieira (2015), Julia (2001), Viñao-Frago (1995), Thompson (1998) e Bardin (2016). Do ponto de vista metodológico, optou-se pela abordagem da História Cultural, com utilização da pesquisa bibliográfica, documental e de fontes orais. Como resultado, constatou-se que o Brasil se inspira nos principais referenciais teórico-metodológicos franceses, contudo a configuração dos processos formativos está estruturada de maneira diversa.

Palabras clave : educação judicial; história cultural; história da educação; história oral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )