SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Meninice, história e sociedade no jovem Gilberto Freyre (1915-1930)História da Educação: formação do campo nos estados do Amazonas e Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  e  SEABRA, Michelle Ariane de Lima. A Escola Nacional da Magistratura francesa e as Escolas de Formação de Magistrados brasileiras: aspectos histórico-educacionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e179.  Epub 04-Jun-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e279.

Este artigo trata de aspectos históricos-educacionais da Escola Nacional da Magistratura francesa e das Escolas de Formação de Magistrados brasileiras. Diante do desenvolvimento alcançado por essas instituições, realizou-se o levantamento do seu processo histórico, buscando melhor compreender a estrutura, as práticas, a cultura e seus sujeitos. Como referencial teórico, adotou-se Burke (2005), Vieira (2015), Julia (2001), Viñao-Frago (1995), Thompson (1998) e Bardin (2016). Do ponto de vista metodológico, optou-se pela abordagem da História Cultural, com utilização da pesquisa bibliográfica, documental e de fontes orais. Como resultado, constatou-se que o Brasil se inspira nos principais referenciais teórico-metodológicos franceses, contudo a configuração dos processos formativos está estruturada de maneira diversa.

Palavras-chave : educação judicial; história cultural; história da educação; história oral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )