SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23La Escuela Nacional de la Magistratura Francesa y las Escuelas de Formación de Magistrados brasileñas: aspectos histórico-educativosJoseph Jacotot en Brasil: ecos pedagógicos de un ressoar político índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

VASCONCELOS, Kelly Rocha de Matos; SOUZA, Diego Pires de  y  MIKI, Pérsida da Silva Ribeiro. História da Educação: formação do campo nos estados do Amazonas e Pará. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e280.  Epub 04-Jun-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e280.

O artigo é uma revisão de literatura que tem por objetivo compreender a constituição do campo da história da educação nos estados do Amazonas e Pará, destacando algumas características de suas produções. As pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs) de universidades públicas no Amazonas e no Pará apontam um predomínio da história social e cultural com o uso de fontes oficiais. Dentre os inúmeros desafios da constituição desse campo, está o aumento da produção científica diante do universo de fontes ainda não investigadas e que necessitam de uma política pública para preservação dos acervos. Tais desdobramentos instigam novas pesquisas e caminhos a serem percorridos pela história da educação nesses estados.

Palabras clave : historiografia da educação; programas de pós-graduação em educação; desafios investigativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )