SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23História da Educação: formação do campo nos estados do Amazonas e ParáA influência, a circulação e a reinvenção do pensamento de Paulo Freire na Itália índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de  e  KOHAN, Walter Omar. Joseph Jacotot no Brasil: ecos pedagógicos de um ressoar político. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e281.  Epub 09-Jun-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e281.

O artigo propõe uma leitura do projeto político e educacional da Filosofia Panecástica desenvolvida por Joseph Jacotot (1770-1840), fundamentado na máxima ‘tudo está em tudo’, para tratar da emancipação intelectual, em contraposição à onipresença do poder e do olhar vigilante do mestre sobre o aluno do Panoptismo. A partir da análise de fontes históricas do Império brasileiro, como a imprensa periódica oitocentista, o texto visa apresentar as rupturas do pensamento pedagógico de Jacotot perante a lógica institucionalizada da desigualdade das inteligências nos ritos da instrução escolarizada. Para isso, tem como foco a introdução da Filosofia Panecástica no Império brasileiro, trazendo visibilidade aos ecos que ressoam como fundo, por exemplo, na pedagogia da dialogicidade de Paulo Freire.

Palavras-chave : Panecástica; Joseph Jacotot; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )