SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A influência, a circulação e a reinvenção do pensamento de Paulo Freire na ItáliaInstituições escolares no Marajó: trajetória, estrutura e ensino do Internato Evangélico Amazônico em Breves, Pará (1949-1970) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MORAIS, Christianni Cardoso. Escrever e assinar: habilidades seletivas em um universo iletrado (São João del-Rei, 1750-1850). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e284.  Epub 26-Set-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e284.

Investiga-se a relação de moradores de São João del-Rei (Minas Gerais) com a palavra escrita, tomando como fontes testamentos e inventários, produzidos entre 1750-1850. Foi realizado um perfil dos assinantes e das assinaturas qualificadas a partir de uma escala, sendo a segurança dos traços tomada como indicador de letramento. Os dados foram analisados à luz da História da Educação em diálogo com a História da Cultura Escrita. Conclui-se que a capacidade de assinar era mais disseminada entre os homens brancos e proprietários. Os maiores graus de letramento eram reservados aos professores, clérigos e negociantes. Mesmo assinando em menor número que os homens, as mulheres sanjoanenses apresentaram índices de letramento superiores às portuguesas e africanas.

Palavras-chave : perfil de assinantes; escala de assinaturas; indicadores de letramento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )