SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23The cassock as a family project: the priestly preparation in the lay and religious education of José Américo de AlmeidaThe extinction of the Federal District University (UDF/RJ): the end of the utopia of training modernist arts teachers (1935-1939) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

NEUHOLD, Roberta dos Reis. A centralidade da didática no projeto fundador da revista Sociologia. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e289.  Epub Sep 26, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e289.

Fundada em 1939, a revista Sociologia consagrou-se como veículo de difusão de teorias e pesquisas das Ciências Sociais, tendo sido o primeiro e, por muito tempo, o mais duradouro periódico da área no Brasil. Aspecto silenciado na história do pensamento sociológico e pouco explorado, contemporaneamente, nos estudos sobre o ensino de Sociologia, a preocupação com a didática das Ciências Sociais esteve no cerne do projeto fundador do periódico. Qual foi a influência de seus idealizadores na conformação do projeto original da revista? Como se caracterizava a proposta didática? Qual o perfil dos primeiros colaboradores? Essas são questões abordadas neste trabalho, o qual compilou os textos publicados entre 1939 e 1950 para, recorrendo à análise de conteúdo, caracterizar a fase didática da revista.

Keywords : revista científica; história do ensino de sociologia; pensamento social brasileiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )