SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23La sotana como proyecto familiar: la preparación sacerdotal en la formación laica y religiosa de José Américo de AlmeidaLa extinción de la Universidad del Distrito Federal (UDF/RJ): el fin de la utopía de la formación de profesores de artes modernistas (1935-1939) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

NEUHOLD, Roberta dos Reis. A centralidade da didática no projeto fundador da revista Sociologia. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e289.  Epub 26-Sep-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e289.

Fundada em 1939, a revista Sociologia consagrou-se como veículo de difusão de teorias e pesquisas das Ciências Sociais, tendo sido o primeiro e, por muito tempo, o mais duradouro periódico da área no Brasil. Aspecto silenciado na história do pensamento sociológico e pouco explorado, contemporaneamente, nos estudos sobre o ensino de Sociologia, a preocupação com a didática das Ciências Sociais esteve no cerne do projeto fundador do periódico. Qual foi a influência de seus idealizadores na conformação do projeto original da revista? Como se caracterizava a proposta didática? Qual o perfil dos primeiros colaboradores? Essas são questões abordadas neste trabalho, o qual compilou os textos publicados entre 1939 e 1950 para, recorrendo à análise de conteúdo, caracterizar a fase didática da revista.

Palabras clave : revista científica; história do ensino de sociologia; pensamento social brasileiro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )