SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23The extinction of the Federal District University (UDF/RJ): the end of the utopia of training modernist arts teachers (1935-1939)Idyll and oppression in the relationship between education and nature: Eurocentrism, school inequality and racism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MOREIRA, Gabriela Portela  and  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Joaquim Pedro de Alcantara Dourado: o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e291.  Epub Sep 26, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e291.

O artigo investiga o percurso de Joaquim Pedro de Alcantara Dourado (1827-1856), professor de Primeiras Letras, na cidade de Rio Grande/RS. Tem-se como documentos correspondências da Instrução Pública, a legislação vigente na época, anúncios na imprensa local e os dois processos judiciais em que Joaquim foi réu, por supostamente ter castigado estudantes de forma imoderada, dentre outras acusações. A pesquisa identificou que a profissão de professor, no século XIX, ainda que carregada de autoridade perante a comunidade, previa que agissem como exemplo de moral e civilidade, impondo um severo regime de comportamento. Também identificou que os castigos escolares foram o principal mote para condenar o professor, embora aspectos de sua conduta tenham corroborado para sua suspensão do serviço público.

Keywords : profissão docente; Instrução Pública; cultura escolar oitocentista.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )